terça-feira, 22 de abril de 2008

"Digerir o velho e devorar o novo"


Avante! – Pulso


A primeira vez que ouvi esta música foi numa versão de qualidade duvidosa, achada na internet via kaaza e gravada num cd barato. Ainda sim, a força da letra me chamou atenção na hora. E isso já faz uns três, quase quatro anos.

Agora, Avante! foi regravada e abre o primeiro álbum do Pulso (aquele cd amarelinho era só um EP), chamado “Quantas vezes mais até acertar?”. A versão limpinha só comprovou o talento da banda pra letras que tocam direto na ferida. E o interessante é que Avante! mostra uma saída para os problemas que elas propõe.

“Cuspa o veneno, ingerido gota-a-gota” é um trecho agressivo, mas ainda sim absolvedor. Pode ser viagem minha, mas em Avante! o Pulso passa a idéia de que estamos contaminados por coisas como a superficialidade e a futilidade. Além disso, acorrentados por normas de etiqueta e até da própria educação (como a própria música diz).

Sem grandes pretensões, a banda consegue um verdadeiro retrato da nossa época. Claro, retrato parcial intimista e, nem por isso, menos real.

“Somos escravos-fugitivos de nossa liberdade e a tal felicidade da qual tanto falam está logo ali, atravessando as convicções.”

ps.: fico devendo uma opinião sobre o álbum “Quantas vezes mais até acertar?”.

Ouçam e tirem a prova: http://tramavirtual.uol.com.br/artista.jsp?id=6176