segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Garota Rock Inglês


Keane - Perfect Symmetry (2008)

A cada banda inglesa que eu passo a gostar, mais estranha a Inglaterra me parece. Estereótipos a parte, o problema é medo daquela imagem antiga, sombria e depressiva da velha Inglaterra (conversa de bar). Em contrapartida, talvez sejam essas características refletidas nas músicas deles que fascinam tanta gente.

Então hoje à tarde, aula chata, e mais uma música inglesa rodava na minha cabeça. Era Lovers Are Losing e o nome da banda é Keane. Vocal comovente, pegada firme de guitarra, além do teclado que encanta. Sonhos, afogamentos, e claro, os amores perdidos…tudo ali na letra.

Aliás, o álbum Perfect Symmetry (o mais recente do Keane, lançado em outubro deste ano) é o contraste em forma de acordes musicais. Para quem ouve o disco sem compromissos, os ingleses conseguem disfarçar as sombras, que inevitavelmente são expostas mais tarde. Um exemplo é a música de abertura do disco, Spiralling, que começa com um grito em falsete super feliz, ritmo auto-astral, de bem com a vida e blá. Ok, me engana que eu gosto! Melodia alegre, mente confusa e o efeito sonoro também em espiral, genial, no fim da faixa. 

Porém, acho que eles estavam mesmo felizes ao compor uma das melhores do disco: Pretend That You're Alone. É daquelas canções que só faltam os passarinhos começarem a cantar, estranhos na rua dançar ordenadamente, um arco-íris brilhante surgir no céu e todo mundo ser feliz. Até eu começo a bater palmas durante a música (isso, quando estou sozinha haha). Mas entenda, a felicidade do Keane aparece no subjuntivo. Já a felicidade da interlocutora, musa, enfim a mulher para quem o cara escreveu a música, está no imperativo. E, eu gosto.

p.s. 1: O clip de Lovers are Losing aqui ó - http://br.youtube.com/watch?v=e3L4SKfVx1Q.

E o clip de Spiralling tem cenas em animação das mais bacanas ;) - http://br.youtube.com/watch?v=zUNSXSbIB1w&feature=channel .

p.s. 2: Com 3 álbuns gravados, parece que Keane está mesmo bombando. Assim, pelo menos no Orkut. Uma das opiniões na comunidade Discografias: 

"Não sei como explicar, sou músico a mais de 16 anos e nunca vi nessa jornada musical que atravesso, uma banda que acerta em todas, eu disse todas as músicas mesmo , de todos os cds, uma, duas e até quem sabe umas quatro músicas boas, é o normal de um disco de artistas normais, mas o Keane é especial, me encanto cada vez que ouço, e sinto alegria de verdade em ouvir todas as músicas. E vocês?" by Banda Gueto

Eu? Bem, melhor deixar pra lá...

p.s. 3: Se você quiser baixar, corra! Por que a cada dia os links da Discografias do Orkut vencem. Tentei por uma semana e não consegui. Só tenho o Perfect Symmetry graças à srta. Giovanna Gehring que gentilmente criou um link novo! (grazie!)

p.s. 4: Ok, fui.


3 comentários:

Anônimo disse...

amei, serio!

Túlio Moreira disse...

"Para quem ouve o disco sem compromissos, os ingleses conseguem disfarçar as sombras, que inevitavelmente são expostas mais tarde."

Mais uma vez Marcelita arrasando no jornalismo cultural!!! Orgulhoso de vc! o//

"The Lovers Are Losing" é uma música bonita, melancolica, enfim... inglesa!!!

amo o rock inglês e tenho dito!

PS: mto paia esse lance com a Discografias... tá cada vez mais dificil msm...

Anônimo disse...

Muito Bom!!!!
=)