domingo, 27 de julho de 2008

Eu sou mais indie que vocês!


What´s indie?

Vivo numa dúvida mortal. Alguém pode me ajudar? É simples, basta me responder o que é Indie. Eu sei que não é de comer e nem de por no cabelo. Dizem que é um tipo de música. Aliás, tem muitas bandas que eu ouço definidas por aí como pertencentes ao tal estilo. Mas o ponto em comum entre elas, cadê?

A Wikipédia diz: “Indie rock (ou rock independente em inglês) é um estilo musical que caracteriza bandas que não são lançadas por grandes gravadoras, porém o grande sucesso de algum desses grupos os lançaram diretamente para gravadoras de grande porte, embora o som na maioria dos casos, não perca a identidade, fazendo com que tais bandas, mesmo com o sucesso de público e grande repercussão na mídia, sejam consideradas bandas alternativas.”

Eu mesma, não consegui compreender a informação da nossa querida enciclopédia livre. As bandas não são lançadas por grandes gravadoras, mas depois assinam com essas gravadoras e continuam sendo Indie? Tudo bem, continuei minha peregrinação e fui mais específica. Digitei no Google: o que é indie? Achei o Indie Blog e olha o que me apareceu:

“Com características típicas, como: isolamento, poucas palavras, experimentalismo, egoísmo e atitudes nada amigáveis. Os indies buscam ser originais dentro da vida cotidiana de nossa sociedade.

(…) Hoje já existem festas, lojas de roupa e restaurantes criados para eles. O que mais preocupa essa tribo é que sua cultura se torne popular, porque os indies procuram se preservar, não querem ser reconhecidos e não querem que as pessoas gostem deles e sejam como eles”.

Ainda sim, prefiro a definição do Bonde das Impostora na música King dos Blasé:

“Meu tênis xadrezinho / Arrumei a minha franja / Só pra poder dançar / Os hit da semana / Que se o Lucio disse/ Então é salvação/ Muda o roque eternamente/ Até o próximo verão/ Istroques, Artiqui Monqueis/ Quilers, Caizer Tifis, Wando/ São bons o mês inteiro/ Até Francisco Ferdinando.// Oê oê oê Eu sou mais indie que você/ Oê oê oê/ Eu sou o king dos blasè/ Oê oê oê/ Vamo no James pra fervê.” //

Acho que as definições se encaixam, não?

p.s.: Gente, não me levem a mal. É só minha “auto-ironia a toda prova”.

Hahaha (Risada maligna!)