quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

#Diários 002 - algo sobre amor


1º/12/56

“(…) Existe um tipo de sentimento de amor, um ou dois tipos básicos (o outro é o amor-dependência) que é inteiramente impessoal – ele domina a pessoa + aquele em quem ele se fixa pode ser um objeto perfeitamente grotesco. Se esse amor é irremediável, não faz nenhum sentido insultar a si mesmo – sofra isso, deixe que a consciência do seu caráter manifestamente grotesco ajude a fazer esse amor passar. (…) As bochechas ficam ardentes; o chão foge de seus pés.

Dizer ‘eu amo’ por conta desse tipo de sentimento é impertinente. É só ‘amor’, o qual toma conta de mim e me dirige para X. Quanto ao outro tipo básico de amor, o amor-dependência, é adequado dizer ‘eu amo’; de fato, aqui, o ‘eu’ é mais importante do que ‘amo’. (…)

Para cada pessoa existe uma gama muito limitada de tipos de gente por quem ele – poderia se apaixonar desse modo.

Por exemplo, eu nunca poderia me apaixonar por alguém que fosse – o quê?”

Diários Susan Sontag 1947 - 1963


p.s. 1: adoro ler diários. Então, se você tem um não me leve ao seu quarto ou tenha com cuidado.

p.s. 2: Esse post é continuação do #Diários 001.

Nenhum comentário: