sábado, 29 de novembro de 2008

Amanhã, outra vez...



"Há vinte anos você nasceu
Ainda guardo um retrato antigo
Mas agora que você cresceu
Não se parece nada comigo...

Esse seu ar de tristeza
Alimenta a minha dor
Tua pose de princesa
De onde você tirou?" 
Kid Abelha.


p.s.: música que familiar-estranhamente sempre me faz lembrar da minha mãe. E nem é só porque ela ouvia tanto. Acho que, de algum modo, Amanhã é 23 somos nós. Mãe e filha. Marly e Marcela. Marcela e Marly. (amo)


segunda-feira, 24 de novembro de 2008

retratos nos guardanapos


Nada de cantadas, cervejas e cigarros... O negócio agora é ir para Pastelaria 84 trocar músicas e versinhos em papéis de guardanapo. 

Aqui está uma amostra do que achei na minha bolsinha no dia seguinte:


“But I’m your friend

And this is forever

Don’t matter what happened                    

You is my best friend

And I love you anyway.”


“Stick your hand

Inside of my pocket

Tell me your love don’t

Is chance me

I know I know I know”

 

“Quando a gente conversa

Trocando casos, besteiras

Tanta coisa incomum…

Deixando escapar segredos

E eu nem sei em que horas dizer

Me dá um medo                                    

Que medo?                  

É que eu preciso dizer que eu te amo

Te ganhar ou perder sem engano

É, eu preciso dizer que te amo…tanto.”


“Falam da terceira pessoa como se fosse a primeira de todas.”

“Ao esperto e ao otário, o amor na prática é sempre o contrário.” 



p.s.: o último não estava na minha bolsinha, mas admirei quando ouvi! 

E das letras, a minha é a mais bonita. Sem dúvidas...

sexta-feira, 21 de novembro de 2008

14º Goiânia Noise Festival!

Pela primeira vez, em 4 anos, não vou no Noise!
Depois explico os motivos, as razões e as circunstâncias.

p.s.: decepção! E sem desejar mal a ninguém...hohoho

segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Garota Rock Inglês


Keane - Perfect Symmetry (2008)

A cada banda inglesa que eu passo a gostar, mais estranha a Inglaterra me parece. Estereótipos a parte, o problema é medo daquela imagem antiga, sombria e depressiva da velha Inglaterra (conversa de bar). Em contrapartida, talvez sejam essas características refletidas nas músicas deles que fascinam tanta gente.

Então hoje à tarde, aula chata, e mais uma música inglesa rodava na minha cabeça. Era Lovers Are Losing e o nome da banda é Keane. Vocal comovente, pegada firme de guitarra, além do teclado que encanta. Sonhos, afogamentos, e claro, os amores perdidos…tudo ali na letra.

Aliás, o álbum Perfect Symmetry (o mais recente do Keane, lançado em outubro deste ano) é o contraste em forma de acordes musicais. Para quem ouve o disco sem compromissos, os ingleses conseguem disfarçar as sombras, que inevitavelmente são expostas mais tarde. Um exemplo é a música de abertura do disco, Spiralling, que começa com um grito em falsete super feliz, ritmo auto-astral, de bem com a vida e blá. Ok, me engana que eu gosto! Melodia alegre, mente confusa e o efeito sonoro também em espiral, genial, no fim da faixa. 

Porém, acho que eles estavam mesmo felizes ao compor uma das melhores do disco: Pretend That You're Alone. É daquelas canções que só faltam os passarinhos começarem a cantar, estranhos na rua dançar ordenadamente, um arco-íris brilhante surgir no céu e todo mundo ser feliz. Até eu começo a bater palmas durante a música (isso, quando estou sozinha haha). Mas entenda, a felicidade do Keane aparece no subjuntivo. Já a felicidade da interlocutora, musa, enfim a mulher para quem o cara escreveu a música, está no imperativo. E, eu gosto.

p.s. 1: O clip de Lovers are Losing aqui ó - http://br.youtube.com/watch?v=e3L4SKfVx1Q.

E o clip de Spiralling tem cenas em animação das mais bacanas ;) - http://br.youtube.com/watch?v=zUNSXSbIB1w&feature=channel .

p.s. 2: Com 3 álbuns gravados, parece que Keane está mesmo bombando. Assim, pelo menos no Orkut. Uma das opiniões na comunidade Discografias: 

"Não sei como explicar, sou músico a mais de 16 anos e nunca vi nessa jornada musical que atravesso, uma banda que acerta em todas, eu disse todas as músicas mesmo , de todos os cds, uma, duas e até quem sabe umas quatro músicas boas, é o normal de um disco de artistas normais, mas o Keane é especial, me encanto cada vez que ouço, e sinto alegria de verdade em ouvir todas as músicas. E vocês?" by Banda Gueto

Eu? Bem, melhor deixar pra lá...

p.s. 3: Se você quiser baixar, corra! Por que a cada dia os links da Discografias do Orkut vencem. Tentei por uma semana e não consegui. Só tenho o Perfect Symmetry graças à srta. Giovanna Gehring que gentilmente criou um link novo! (grazie!)

p.s. 4: Ok, fui.


sexta-feira, 14 de novembro de 2008

No Expresso Oriente.



"Eu nem te falei da vertigem que se sente."

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Beleza irlandesa


Linger - The Cranberries

Era um dia típico de janeiro. Calor abafado e tardes ociosas na casa da tia. Havia acabado “Vale a pena ver de novo” e todos haviam saído da sala. Só uma menina permanecia lá. Deitada no chão, ela olhava para o teto branco e maldizia o suor que, ainda sim, teimava em molhar suas costas. Quem a visse, diria que era uma garota comum. Por certo, ela deveria se arrumar mais…deixar de ser um tanto moleca. Mas, afinal, a garota ainda tinha 13 anos e haveria tempo para isso.

Enquanto a menina viajava, para sei lá onde, o primo ligou o som da casa na maior altura. E vejam: ainda era daqueles aparelhos pretos, com rádio, toca disco e toca fita. O toca CD era separado e foi comprado depois, um clássico dos anos 90. Pois bem, o primo era uns dez anos mais velho que a garota e desta vez ele colocou para tocar Linger, do The Cranberries.

De repente, ela não estava mais ali. Era um lugar como aquelas estações de trem inglesas, do início do século XX [estilo aquela estação que a escritora Virginia Woolf (Nicole Kidman) quase foge para Londres, no filme As Horas]. E ventava, e ela estava com uma longa capa de viagem. Quando acordou, havia uma ligeira baba na almofada.

__________________________________________________

Anos depois, finalmente Linger era minha. A situação foi bem simples: eu queria ir para um show lá no Cepal do Setor Sul e a minha mãe, implicante, não me deixou ir. Resultado: chorei a tarde toda (na época que eu ainda chorava) e neguei o convite de ir para o shopping com ela. Mais tarde, chega a Dona Marly e a minha irmã todas felizes. Minha mãe me chama, eu finjo que estou dormindo e ela me dá o álbum Stars do The Cranberries. Tudo foi esquecido.

Mas o clip de Linger, eu só fui ver ainda mais tarde. Sabe aqueles almoços de família em que você se sente totalmente deslocada e acaba assistindo TV a tarde inteira? Então, foi num desses dias que vi o vídeo em questão. Um outro primo passou pela sala e falou para eu assistir algum dos DVDs que ele tinha. Olhei e escolhi um de flashbacks. Tinha de tudo lá…de Roxette à Michael Jackson. E também, The Cranberries.

Linger começa cheia de justaposição de significados. Farol, olho, farol, olho. Senhoritas presas, esconderijo de gangsters, projeção de mulheres sem roupa e Dolores O’Riordan numa agonia sufocante. Algo havia acabado, eles eram os últimos sobreviventes da velha ordem.

Depois, pedi o DVD emprestado…aliás, acho que ainda está em algum lugar aqui em casa. Naquela noite, quando todo mundo foi dormir, fui ver o clip de novo e não conseguia parar. Então, já caindo de sono…pausei o vídeo na cena desse olho. Final da história: insônia!


Ah... o link no YouTube: http://br.youtube.com/watch?v=BPLXJAWUnwI

sábado, 8 de novembro de 2008

hang the dj...


Incendeiem a discoteca
Enforquem o bendito DJ

Porque a música que eles tocam constantemente
Não diz nada sobre a minha vida!

Enforquem o bendito DJ
Porque a música que eles tocam constantemente
...

Nas ruas de Leeds, nas quais você passa
...
Nas cidades provincianas em que você passeia
.
Enforquem o DJ
Enforquem o DJ

Enforquem o DJ...
The Smiths.

terça-feira, 4 de novembro de 2008

meio bossa nova e rock'n roll

foto: Flávio Colker


Depois de muito tempo, resolvi tirar o pó da minha guitarra. Minha mãe perguntou se era para relaxar um pouco antes do Perro Loco 2 – Festival de Cinema Universitário Latino Americano (momento merchan: www.perroloco.com.br), que começa daqui a pouco. 

Mas talvez não. Acho que era só saudade.

O fato foi: enquanto esperava a Mamãe sair do banho, procurei a música que queria tocar há alguns dias. Era “Faz parte do meu show” do Cazuza, claro. Costumava tocar no violão, mas é que a minha irmã surrupiou my boy (o de madeira e com 6 cordas, ok?). Pois bem, coloquei a mocinha (a guitarra) no modo leve master e fui tentar lembrar da canção.

Precisei do meu velho caderno recheado de músicas velhas, para lembrar dos acordes. E assim, pode-se dizer que toquei “Faz parte do meu show”. Olhei para o canto superior direito da folha e lá estava ela: A DATA. Copiei aquela música exatamente no dia 03 de novembro de 2004. 0o

segredinho: medo do tempo.

"Invento desculpas, provoco uma briga, digo que não estou

Vivo num 'clip' sem nexo

Um pierrot retrocesso

meio bossa nova e 'rock'n roll'"  Cazuza.


Lembrei desse último verso na hora. Enquanto tentava dedilhar o ritmo bossa-nova na guitarra. (haha) Dert!

p.s.: E tenho a leve impressão que preciso de uma banda novamente. Alguém se habilita? Hein, Cindy? (intimação!)

p.s2.: Cazuza é o velho/novo vício mode on again (certo colegas)? E para terminar: quero um óculos desse!